Sebastião Salgado Que o Brasil Ignorou

Você sabe muito bem que não sou de choramingar ou me render a sentimentalismos baratos, mas a morte do fotógrafo Sebastião Salgado aos 81 anos, anunciada dias atrás, é daquelas que batem forte, como um soco inesperado. Neste artigo, vou explicar por que ele não só foi um dos maiores fotógrafos de todos os tempos, mas também um profissional que pegou a câmera e transformou o mundo num espelho cru, escancarando as entranhas da humanidade e da natureza com uma coragem que poucos tiveram, têm ou terão.

Sebastião Salgado não era um fotógrafo que clicava por clicar, como um turista deslumbrado. Ele mergulhava de cabeça na lama, no caos, na dor e na beleza, sempre com um olhar que desnudava a alma humana e resgatava a natureza ao nosso redor e dentro de nós. Quem conheceu seu magnífico e estonteante trabalho fotográfico certamente se referirá a ele com clichês como ‘monstro sagrado da fotografia documental’, o que é normal.

Se quiser saber tudo a respeito da vida e obra do fotógrafo Sebastião Salgado, clique no botão abaixo e assista ao vídeo completo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *