Se ainda estivesse viva, ela certamente ficaria irritadíssima com o atual panorama da música “popularesca” brasileira, reclamando das “Anittas e Pablos Vittar da vida” com palavrões do nível daqueles que Dercy Gonçalves soltava a torto e a direito. De nada adiantaria ainda ser reverenciada por seus colegas da velha geração do samba: ela continuaria a distribuir opiniões que deixariam toda essa “geração floco de neve” tremendo dos pés á cabeça.
Quase ninguém com menos de 30 anos de idade sabe que Aracy de Almeida foi, para muita gente graúda, a maior cantora de samba que o Brasil já viu desde o tempo em que Cabral esteve por aqui pela primeira vez distribuindo espelhinhos, pentes e antenas de TV para os índios que aqui moravam. Ao contrário de outras grandes cantoras de sua época, com vozes cristalinas e límpidas, Aracy fazia de seu timbre anasalado um diferencial fantástico, ainda mais porque ela era incapaz de desafinar. Tal combinação aparentemente disparatada logo a transformou em um mito da música brasileira. Não foi à toa que Noel Rosa a tinha como sua cantora favorita e escreveu um monte de músicas para ela cantar.
Ouça ainda a espetacular interpretação que ela colocou em “Tenha Pena de Mim”, antológico samba de autoria de Babaú e Ciro de Souza, que ela gravou em – pasmem! – 1937, um sucesso arrebatador:
https://www.youtube.com/watch?v=KEx6EAkxhhU
Infelizmente, Aracy foi esquecida a partir do tempo em que o samba virou “coisa de velho”. Para sobreviver e continuar em evidência, Aracy virou jurada folclórica do Programa Sílvio Santos, distribuindo bordoadas e notas baixas com a facilidade com que a gente pede um pão com manteiga na padaria. Foi a maneira que encontrou para não ser esquecida, sempre com a esperança que a juventude da época resgatasse seu passado glorioso como cantora. Foi em vão…
https://www.youtube.com/watch?v=AF4JLEDJJjU
Hoje em dia, o que mais tem por aí são umas mocinhas bonitinhas tentando reviver o grande passado do samba com arranjos pasteurizados e uma interpretação tão insípida que faz os ouvidos sangrarem em esguicho. Melhor que vocês ouçam os discos da Aracy, meninas, para aprender como se canta o samba de verdade, com genuína entrega…
https://www.youtube.com/watch?v=DG-XQEcY8aw




Respostas de 6
Sabe o que deixaria Aracy de Almeida louca ? . Saber que existem pessoas que elogiam Mart’nália
Lembro dela no Show de Calouros…
Vai levar 10 paus!
Aracy de Almeida, a eterna Dama da central.
Complementando, sinto falta de uma cantora com vozeirão: Aracy de Almeida, Elizeth Cardoso, Clementina de Jesus, Maysa, Inezita Barroso, Maria Alcina, Dolores Duran…
A maioria das cantoras MPB de hoje são insípidas e parecem um cospobre mal feito da Marisa Monte.
Um grande abraço, Tio Regis.
A interpretação dela em Último Desejo, do Noel, é uma obra prima. Parece que ela se transforma no eu-lírico da música!
Essa interpretação dela na música do Noel, Último Desejo, é de uma perfeição incrível. Ela se transforma no eu-lírico da letra e canta com um sentimento intenso sem ser piegas.