Toots Hibbert foi uma figura tão fundamental na história do reggae que me atrevo a dizer que o mitológico Bob Marley não teria sido quem foi se não fosse pela gravação que ele e seu grupo The Maytals soltaram em um compacto na Jamaica em 1968, que até hoje é considerado como o “marco zero” do gênero, “Do the Reggay”. Quanto Toots e seus amigos resolveram desacelerar o ska e unir ao poder melódico do rocksteady, o reggae deu seus primeiros passos para dominar não apenas o Caribe, mas o planeta inteiro.
Quando o genial produtor/empresário sacou que ganharia uma tremenda grana lançando álbuns do gênero na Inglaterra por intermédio de sua gravadora Island, os primeiros escolhidos foram Toots e seu grupo, mais o carismático Jimmy Cliff. Logo de cara, ele e os Maytals soltaram em 1970 um compacto matador, “Monkey Man” – que anos depois repetiu o sucesso mundial por conta da versão dos ingleses do The Specials – e em 1972 um clássico indiscutível, Funky Kingston, um amálgama de reggae e soul que faria qualquer grupo terrorista da época deixar de lado aquela bobagem de soltar bombas por aí e sair sacolejando pelo bairro em busca de um ‘bagulhinho’. Não foi à toa que Keith Richards dizia que “Toots era um soulman do porte do Otis Redding”. Corretíssimo!
A internacionalização continuou com o sucesso do filme The Harder They Come, que transformou Cliff em um astro – vivendo um papel claramente inspirado em Toots – e transformou em sucesso outra sensacional canção com os Maytals, “Pressure Drop”, que mais tarde foi regravada até pelo The Clash:
Nas décadas, ele e seu grupo passaram incólumes pelo desgaste do tempo, gravando discos um mais bacana que o outro e fazendo turnês constantes. Quando surgiram as notícias de sua doença semanas atrás, ele já estava internado em estado grave. Seu sofrimento nos últimos tempos chegou ao fim na sexta-feira passada. Ele estava em coma induzido por conta de uma série de complicações causadas pela COVID-19, causada pelo novo Coronavírus.
Se quiser conhecer o trabalho dele de uma maneira mais profunda, montei dias atrás no Spotify uma playlist que é um bom mergulho inicial. Não deixe de ouvir!




Respostas de 4
Chris Blackwell foi o empresário (dono da Island Records) que lançou Toots and The Maytals na Inglaterra, correto?
Sim.
Fala Regis Tadeu. parabéns pelo bom artigo, resgate informativo de ótima qualidade! Desta forma, não deixa passar em branco a perda deste grande artista que foi o Toots Hibert.
Obrigado, Fabricio.