Fernanda Montenegro – 80 Anos de Carreira

Fernanda Montenegro completa 80 anos de carreira este mês, e ainda está em plena atividade. Ela poderia estar em casa, sentada na poltrona, fazendo tricô, jogando bingo, brincando com os netos e lendo fake news enviadas pelos parentes e amigos. Mas não, ela está na ativa, sem mostrar qualquer sinal de que vai pisar no freio.

Ela continua vivendo a sua maior paixão, o teatro, e atualmente está em cartaz no Rio de Janeiro com o espetáculo “A Cerimônia do Adeus”, baseado na obra da escritora e filósofa Simone de Beauvoir. Fernanda Montenegro entra e sai dos palcos com uma energia inesgotável, dando uma lição a todos que se sentem exaustos ou preguiçosos até para sair de casa, dar uma volta no parque ou ir ao cinema.

Quem me acompanha aqui já sabe da minha opinião sobre o imenso oceano de mediocridade que permeia a nossa cultura contemporânea, algo que já vem de longa data. Mesmo assim, em nenhum momento da sua carreira, Fernanda Montenegro deixou de exibir publicamente um brilho magnético em seus olhos arregalados, nem de demonstrar uma excelência intelectual sensata e consistente, mesmo nos momentos de tormenta que assolaram e ainda afetam a realidade brasileira.

Fernanda Montenegro é muito mais do que um monumento vivo e imponente da arte dramática. Eu fico imaginando como foi a sensação da jovem Arlette Pinheiro Monteiro Torres, nome verdadeiro da atriz, aos 14 anos, quando deu seus primeiros passos nos palcos profissionalmente. Como ela venceu os desafios convencionais que todas as meninas e mulheres enfrentaram ao longo do século passado, com muita luta, e expandiu seus próprios limites para se tornar a atriz renomada que é hoje.

É inspirador pensar em como Fernanda Montenegro sempre exerceu com maestria o seu ofício, demonstrando um domínio absoluto da arte dramática.
Assista ao vídeo completo clicando no botão abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress