Geddy Lee – Rush – Minha Opinião…

No dia 29.07.2022, o Geddy Lee, baixista e vocalista extraordinário, do mitológico Rush – que hoje infelizmente não existe mais, completou 69 anos.
E eu resolvi escrever sobre ele para externar a minha opinião que poucas pessoas, talvez nenhuma até então, tenha falado a respeito dele.

Obviamente vocês sabem que o Geddy Lee é um baixista extraordinário e que tem uma das vozes mais marcantes de toda história da música, e quando falo marcante, é porque ela é identificável a anos-luz de distância. Você sempre vai reconhecer que é o Geddy Lee cantando. Isso é uma coisa bem legal, pois se cria uma marca pessoal – eu não digo que ele é um vocalista extraordinário, mas ele tem algo que é muito importante.

Qualquer baixista picareta sabe que o Geddy Lee tomou as rédeas da sua própria maneira de tocar e isso foi mudando isso ao longo da carreira, e essas mudanças aconteceram com um preciosismo técnico e principalmente com muita criatividade na hora de criar linhas de contra baixo de bar muito acima dos seus colegas. Que para se ter ideia, não existe uma pessoa sequer voltada ao universo dos instrumentistas que não tenha tido o desejo de se aprofundar em quem foi e ainda é Geddy Lee como um verdadeiro estilista das 4 cordas.

Tem um detalhe que é muito interessante, pelo menos na minha visão, que é notar como o Geddy Lee era um narrador das letras do Neil Peart, desde o momento que o baterista entrou na banda. Isso resultou em muito mais que uma oportunidade para que o Geddy Lee transformasse a sua voz ao longo da carreira, porque de certa forma abandonada, pois Geddy Lee tinha assumidamente uma influência do Robert Plant, principalmente no disco de estréia do Rush – aliás não só nesse disco, como também na primeira fase da banda. Evidentemente que nessa época essa influência era muito mais explícita, até porque quando a banda lançou o primeiro disco, a própria gravadora, percebendo essa semelhanças esperava que o Rush se transformasse em uma espécie de um novo Humble Pie, e na verdade isso acabou não acontecendo.

Se você quiser saber a minha opinião completa sobre Geddy Lee que ninguém chegou a comentar, clique no botão abaixo para assistir o vídeo completo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress