Glória Maria Morreu…

A Glória Maria morreu… ela estava internada há vários dias por causa de um câncer que acabou dando metástase e atingiu o cérebro dela. Pelo menos, ela parou de sofrer…

Eu não vou ficar contando detalhes da vida e da carreira dela, isso aí você vai ler em todo lugar na internet. Aqui eu quero homenagear a Glória falando de outras coisas como a estreia dela como repórter em 1971 na Globo.

Ela esteve presente em quase todos os telejornais da emissora, ela foi uma figura marcante e pioneira. Você meu amigo e minha amiga, não tenha a menor dúvida de que a Glória Maria foi sim pioneira e muito corajosa.

Mas eu já te falo: nos próximos dias você vai ver muita gente nas redes sociais tentando menosprezar a trajetória dela e até mesmo fazer piadas a respeito inclusive de algumas matérias que ela fez que chegou muito próximo do vexame, como aquela célebre entrevista que ela fez com Freddie Mercury em 1985 no primeiro Rock in Rio. Nessa entrevista, ela com um inglês macarrônico de uma criança de 5 anos de idade praticamente fez algumas perguntas para o Freddie Mercury e ele fez muita força para não gargalhar na cara dela, mas ao mesmo tempo ele sacou que estava diante de uma garota muito corajosa que topou o desafio de entrevistar mesmo sem falar inglês direito.

E mesmo o Freddie Mercury que sempre foi de humilhar quem quer que aparecesse na frente dele – quem trabalhou com ele sabe disso. Até mesmo ele reconheceu que estava diante de uma mulher poderosa e guerreira que enfrentava o racismo quase explícito de uma nação inteira toda vez que ela aparecia na TV justamente no universo do jornalismo que era um universo que até então era fechado para as mulheres e muito mais para mulheres negras.

É isso mesmo. Agora ninguém vai admitir isso, mas eu lembro muito bem durante a minha juventude como alguns pais de amigos meus e outras pessoas se referiam a ela toda vez que ela parecia na televisão quando ela surgiu com os cabelos curtinhos empunhando o microfone, eu sei como como as pessoas se referiam a ela.

E ela não teve medo daquilo que se transformaria numa história linda de uma transformação de uma moça negra com um microfone na mão numa emissora de televisão poderosa.

Pra saber a minha homenagem completa a Glória Maria, clique no botão abaixo e assista ao vídeo completo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress