John Textor – Voz Legítima ou Leviano e Irresponsável?

Enquanto o mundo do futebol brasileiro se debruça em debates acalorados sobre ética e transparência, o nome de John Textor surgiu muito além do fato dele ter comprado o Botafogo do Rio de Janeiro e injetado um dinheirão para tornar o clube campeão e vitorioso, o que simplesmente não aconteceu. Ele vem aparecendo desde aquele fatídico jogo do Botafogo contra o Palmeiras no Campeonato Brasileiro do ano passado. Lembra disso? Pois é, para quem não sabe o que aconteceu naquela partida, eu vou dar uma resumida.

O Botafogo vencia o Palmeiras por 3 a 1 e poderia ter matado o jogo fazendo 4 a 1 por conta de um pênalti a favor do Botafogo. Um pênalti meio esquisito, né, que inclusive invalida qualquer hipotética marmelada contra o Botafogo, como alega John Textor. Esse pênalti foi marcado no segundo tempo, mas o artilheiro do Botafogo, Tiquinho Soares, bateu incrivelmente mal e o goleiro do Palmeiras, Weverton, pegou. Isso deu uma força tamanha ao time do Palmeiras que resultou em uma das mais incríveis viradas da história do futebol mundial em pouquíssimo tempo. O Palmeiras ganhou por 4 a 3.

Essa derrota abalou tanto o Botafogo que o time não se recuperou no restante dos outros jogos. Tamanho foi o baque que, desde então, o Botafogo se tornou motivo de chacota. Provavelmente, esse episódio jamais será esquecido. A trajetória desse magnata, dono do clube, vem sendo marcada por controvérsias e acusações de fraude, além de declarações bastante incisivas e muitas vezes absurdas sobre a integridade do mundo do futebol no Brasil.

Se você quer saber dessa história em detalhe, pode fazer a sua própria pesquisa na internet. O meu papel aqui neste artigo é outro. O que John Textor vem fazendo nos últimos dias na CPI das Apostas é claramente uma estratégia de manipulação da realidade, apelando para fake news e mostrando imagens editadas de alguns jogos do campeonato passado. De maneira totalmente inconsequente, ele tenta provar que suas acusações são verdadeiras, convenientemente distorcendo os fatos.

Para assistir o vídeo completo, clique no botão abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress