Jorge & Mateus – Para Que Serve?

Em mais um episódio desta série campeã de audiência aqui no canal, a série “Para Que Serve”. Hoje trago minha explicação a respeito de Jorge e Mateus, uma das duplas mais famosas do Brasil. Se você tem contato com a verdadeira música sertaneja de raiz, sabe que a menção aos nomes Jorge e Mateus soa como uma piada sem graça. Há anos que essa dupla exemplifica a teoria de que nada é tão ruim que não possa piorar, e é inevitável que sempre apareçam com músicas simplesmente horríveis.

Eu tive a oportunidade de assistir a um show da dupla na época em que fazia aquele roteiro “é show e fria”, lembram? Foi uma das experiências mais tenebrosas que já tive, desde a constatação do tipo de público: piriguetes e muitas candidatas a piriguetes, mais playboys metidos a conquistadores de piriguetes. É só isso que tem nas plateias dos shows.

Além disso, presenciei um dos espetáculos mais grotescos de desafinações em cima do palco. Se a cada desafinação da dupla eu ganhasse dez reais, eu conseguiria facilmente organizar uma turnê do hamster pelo Brasil inteiro. O negócio é simplesmente pavoroso.

A imprensa e os meios de comunicação são cada vez mais ajoelhados e obedientes às assessorias dos artistas, tratando a dupla Jorge e Mateus como se fosse uma espécie de entidade divina única.

Esse tratamento dado pela imprensa e pela mídia é uma estupidez difícil de combater, justamente pela insistência com que notícias a respeito da dupla são divulgadas. É o tempo todo na internet. Já li gente de grandes sites comparando o trabalho deles a conceitos filosóficos de grandes mestres da filosofia do passado, como se a insistentemente considerada a maior dupla sertaneja do Brasil da atualidade fizesse algo que pudesse ser um único tijolo nessa ponte estapafúrdia entre o tipo de música que eles fazem e a filosofia do passado. É um negócio absurdo.

Se você quiser saber realmente o para que serve o Jorge & Mateus, clique no botão abaixo e assista o vídeo completo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress