Nelson Motta Sai da Globo

Após um período que parece ter durado alguns anos, Nelson Motta deixou a Globo, sendo demitido durante aquela reestruturação, como você já sabe. Para variar, sua saída foi envolta em desinformação, anunciada como “depois de 15 anos, Nelson Motta deixa a Globo”, o que é absurdo, considerando que seu contrato mais recente era para participar do Jornal da Globo. Motta iniciou sua trajetória na Globo em 1968 e, no ano seguinte, em 1969, foi responsável pela seleção das músicas que compunham a trilha sonora da novela “Véu de Noiva”, escrita por Janete Clair. Este álbum original de 1969 foi a primeira trilha sonora criada especialmente para uma novela, apresentando canções de artistas como Elis Regina, Caetano Veloso e Chico Buarque, mesmo estando estes dois últimos exilados na época.

Aliás, vale ressaltar como esse disco gerou um dos maiores hits de 1969, o “Teletema” do genial pianista e compositor Antônio Adolfo, além de ter contribuído para a criação da gravadora Som Livre e para o surgimento de várias trilhas sonoras e discos de outros artistas que, embora não fossem famosos naquela época, tornaram-se renomados, como Djavan, Rita Lee e Guilherme Arantes.

Lembro-me de ter conhecido Nelson Motta durante a primeira metade dos anos 70, mais precisamente de 1974 a 1975, quando ele estava na Globo, apresentando o programa “Sábado Som”. Esse programa foi fundamental para a minha geração, proporcionando acesso às canções e shows de bandas que admirávamos e que, na época, só tínhamos acesso através dos LPs.

Se quiser saber mais sobre a trajetória e as contribuições de Nelson Motta, clique no botão abaixo e assista ao vídeo completo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress