Rainha Elizabeth II Morreu

Meu amigo e minha amiga…

É impressionante, a Rainha Elizabeth morreu aos 96 anos, e o que apareceu de adolescente com espinha na cara falando a respeito de política internacional, colonialismo inglês, aquela história toda foi brincadeira. Claro que eu aqui nesse artigo eu também vou dar o meu pitaco a respeito da rainha que infelizmente faleceu, mas por um outro viés, o da cultura pop.

Para a grande maioria dos brasileiros a Rainha Elizabeth II era o último elo com o mundo da nobreza, esse pessoal que nós ouvimos falar desde a nossa infância. Aquelas histórias contadas pelas nossas mães e avós sobre príncipes, princesas, reis e rainhas. E também para grande maioria dos brasileiros ela era a personificação da vovozinha real, fofinha. Inclusive não só para nós brasileiros mas também para milhões de súditos do Reino Unido, que acompanharam inclusive os seus 96 anos de vida até o dia da morte dela que ocorreu na Escócia dias atrás.

Obviamente que todo o Reino Unido está em luto e vive agora um longo ritual estabelecido pelas suas próprias tradições, com um monte de pop stars lamentando nas redes sociais, aquele minuto de silêncio sepulcral antes dos jogos de futebol. O que você precisa saber é que ela reinou por longuíssimos 70 anos e embora ela tenha sido a mais longeva rainha com um papel muito influente no mundo, a Rainha Elizabeth originalmente não estava na linha de sucessão direta ao trono. Pra você ter uma ideia, ela era a terceira nessa linha de sucessão, e eu tô contando isso para contextualizar a respeito do que aconteceu com ela inclusive em termos de Cultura pop.

A então princesa só se tornou rainha depois da renúncia do tio dela, que era o Rei Eduardo VIII, que assumiu o trono em 1936, mas ele abdicou menos de um ano depois porque ele resolveu se casar com uma socialite americana chamada Wallis Simpson que já era divorciada. Isso foi um completo escândalo na época.

Então quando o rei Eduardo VIII abdicou, o pai da Elizabeth se tornou o Rei George e assumiu o trono. Agora você imagina uma criança sendo ensinada a reinar desde os 11 anos de idade. Ela desde cedo ela impressionava a todo mundo, porque que ela tinha uma personalidade muito forte, uma aura de liderança, tanto inclusive que o lendário o primeiro-ministro Winston Churchill ele se espantava com esse ar de autoridade que emanava dela. Então ela assumiu a coroa aos 26 anos, o pai dela faleceu repentinamente no meio de um tratamento de câncer e acabou morrendo. Agora você não pense que a Elizabeth era uma donzelinha dessas aí como você pode imaginar, pelo contrário, durante a Segunda Guerra Mundial, ela fez questão de ingressar no serviço territorial auxiliar feminino no meio da Guerra, e ingressou como motorista e mecânica.

Se você quiser saber tudo o que tenho a dizer sobre a rainha Elizabeth II e sua influência na cultura pop, clique no botão abaixo para assistir ao vídeo completo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress