Silvio Luiz – O Que É Que Só Você Viu?

Antes de mais nada, quero desejar ao Sílvio Luiz um pronto restabelecimento, que ele saia dessa hospitalização com uma rápida recuperação e com aquela velha rabugice bem-humorada, sempre. E que ele continue a ser respeitado não apenas por quem trabalha e acompanha o meio futebolístico, mas por todos. O que tenho a dizer a respeito dele é muito breve: para mim, Silvio Luiz foi um dos maiores narradores de futebol da TV de todos os tempos.

Ao lado de outros nomes da narração esportiva televisiva que fizeram parte da minha vida enquanto espectador, como Walter Abraão, Peirão de Castro, Fernando Solera e Luiz Noriega, o Sílvio Luiz se destaca. Galvão Bueno não entra nessa minha lista nem a pau. O que diferencia o Sílvio Luiz dessa galera de gigantes narradores é uma série de detalhes que, para mim, o transformaram em uma espécie daquele cara que a gente encontra nos bares para conversar e assistir futebol.

Sílvio sempre ostentou uma voz absolutamente marcante, junto a um estilo de narração completamente único, tão inconfundível que ele poderia ser reconhecido numa transmissão intergaláctica captada diretamente de Saturno. Isso transformou o Sílvio Luiz numa figura absurdamente genial no cenário do jornalismo esportivo brasileiro.

Suas narrações sempre foram marcadas por uma ousadia sem precedentes, rompendo todas as convenções estabelecidas até então, e fugindo completamente da seriedade formal da maioria dos narradores televisivos da época. Ele introduziu um novo paradigma na transmissão esportiva. Sílvio Luiz nunca narrava os jogos, ele os reinventava. Nunca gritava “Gol”, por exemplo. Sua abordagem, repleta de bordões marcantes, como “Olho no lance”, “Foi, foi, foi”, “Pelas barbas do profeta”, “Confira comigo no replay”, entre outros, era sensacional.

Não foi à toa que a linguagem visceral dele cativou e até chocou milhões de telespectadores simultaneamente ao longo das décadas durante suas narrações. Enquanto alguns consideram Sílvio um visionário, como é o meu caso,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress