South Park – Minha Opinião…

Meu amigo e minha amiga…

Dias atrás o desenho South Park completou 25 anos no ar, um desenho que é sempre ofensivo, sempre desagradando a todo mundo. Nesse artigo, eu vou dar minha opinião a respeito dele.

Uma das maiores atrações da TV Mundial que só perde para Os Simpsons em termos de durabilidade como atração televisiva, inclusive teve festas e até shows com a presença de vários artistas, inclusive reunindo Geddy Lee e Alex Lifeson novamente no palco. Mas o que eu quero falar é a respeito do desenho.

Obviamente que você sabe que South Park se tornou uma um fenômeno midiático, isso aconteceu logo quando o programa foi para o ar em 1997. Em pouquíssimo tempo se tornou uma atração, um fenômeno televisivo. E é claro que você sabe também que o desenho é uma sensacional e ardilosa sátira social, política e cultural. Mas só quem tem uma mínima capacidade cerebral consegue entender isso.

Para quem não tem, South Park é apenas um desenho tosco, violento e repleto de palavrões de mau gosto escatológico e sem graça. Normal. Tem sido assim desde o início em 1997 quando o programa foi ao ar pela primeira vez. Uma das melhores características é o fato de que essa série debocha inclementemente de todos os discursos autoritários e de qualquer forma de poder, debocha de todas as tendências sociais, das modinhas e de todos os outros aspectos ridículos da sociedade americana e, consequentemente, da nossa também. Eu não tenho a menor dúvida que uma das grandes influências do desenho é o mitológico Monty Python. E isso acontece desde a estética de colagem que o desenho tem até os roteiros absolutamente absurdos que evidentemente exemplificam a idiotice de todas as sociedades passando pelo uma arrojada missão de demolir, pulverizar qualquer todas as posturas hipócritas do mundo inteiro.

É isso que faz com que o desenho ainda seja fundamental para debater as consequências socioculturais e políticas também dessa verdadeira insanidade e burrice que impera no mundo de hoje. Não é à toa que inclusive as referências e as aparições de dezenas de personalidades famosas também se tornaram uma marca registrada do South Park. Justamente para ridicularizar todo esse lance de fama, essa coisa da adoração de celebridades e subcelebridades e também para criticar, demolir e pulverizar a ditadura do politicamente correto.

Se você quiser saber a minha opinião completa a respeito desse desenho incrível que é o South Park, clique no botão abaixo para assistir ao vídeo completo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress