TikTok – Não Bombou? Se F…

Há muito tempo, temos observado que a indústria da música está passando por constantes transformações, e isso se tornou ainda mais evidente com o surgimento das redes sociais. Esse fenômeno se intensificou de forma exponencial com a ascensão do TikTok, que se tornou o maior fenômeno entre as redes sociais. Atualmente, o poder dessa plataforma é tão influente que afeta fortemente as decisões das gravadoras multinacionais, grandes e até médias, que agora são grandemente influenciadas pela audiência do TikTok.

Essa influência regulamenta os investimentos em marketing e divulgação de todos os artistas do universo pop, desde Taylor Swift até os artistas brasileiros. As músicas populares se tornam ainda mais populares, enquanto outras são deixadas de lado em termos de investimento em marketing e divulgação, tudo baseado na viralização do TikTok. Isso é o que eu quero abordar neste artigo.

A realidade atual é simples e direta: as gravadoras, independentemente do tamanho, investem arduamente em artistas, até mesmo aqueles que são considerados pseudos artistas, desde que possam trazer resultados financeiros satisfatórios. Tudo isso está diretamente relacionado à viralização no TikTok. É incrível, porque se uma música ou vídeo caseiro não se torna viral, fica em segundo plano, e nada acontece.

Essa situação pode parecer incrível para alguns, mas não para mim. Grandes gravadoras como Warner, Sony Music e Universal operam como grandes fundos de investimento, otimizando os lucros e minimizando os riscos. Elas usam não apenas a música, mas também o cinema, por exemplo, para obter o maior lucro possível e reduzir prejuízos. É um negócio puro e simples, que pouco tem a ver com a arte. Portanto, as apostas dessas grandes gravadoras são puramente baseadas em estratégias financeiras.

Para entender melhor a complexa relação entre a indústria da música, o TikTok e as gravadoras, assista ao vídeo completo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress